Conheça o projeto

O projeto “Driblando a tuberculose” busca combater a doença e o estigma a ela associados, unindo o esporte e a mobilização social na criação de uma plataforma em que informações e mensagens sobre a tuberculose são comunicadas de forma efetiva. Associar o projeto “Driblando a tuberculose” ao momento da Copa do Mundo FIFA 2014 propicia a utilização do campeonato como veículo transmissor de mensagens positivas, alcançando um grande número de pessoas. Ao associar o espetáculo mundial de futebol à necessidade de mobilização em massa, o projeto pretende “driblar a tuberculose”, aumentando o conhecimento da população através do futebol, que será o ponto de partida para envolver crianças de escolas em áreas estratégicas na luta contra a tuberculose.
O impacto será monitorado para possível continuidade nas demais áreas do país em outros períodos, aproveitando o futebol como cultura e esporte preferido dos brasileiros, especialmente focando os campeonatos estaduais, regionais e nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), bem como aquelas competições internacionais onde times brasileiros participem (Libertadores da América e Sul-Americana).


O esporte como ferramenta de sensibilização
O esporte é uma linguagem universal que pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico, ensinando valores como tolerância e solidariedade e atuando como plataforma para abordar questões sociais. O futebol, especialmente, tem o poder de unir, informar e educar pessoas. É um esporte democrático e de fácil acesso, enraizado na cultura brasileira.
A Parceria Brasileira Contra a Tuberculose tem articulado, juntamente com outros parceiros, a viabilização desse projeto de sensibilização da tuberculose aproveitando o momento da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. Ao associar o espetáculo mundial de futebol à necessidade de mobilização em massa, o projeto pretende “driblar a tuberculose”, aumentando o conhecimento da população através do futebol, que será o ponto de partida para envolver crianças e escolas em áreas estratégicas na luta contra a tuberculose.

Alcance do projeto
O projeto deverá ser implantado, inicialmente, em escolas de áreas estratégicas da cidade de São Paulo, cidade sede da cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014.
O projeto está sendo construído em parceria com o estado e município, que mapearam áreas estratégicas para atuação inicial, levando em consideração fatores como taxa de incidência, cura e abandono, além de disponibilização e acesso aos serviços de saúde. A partir deste levantamento, algumas escolas serão selecionadas para implementação das atividades, que servirão como projeto piloto para monitoramento e avaliação dos resultados e futura implementação em outros locais no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário